sábado, 19 de março de 2011

SONHO



A Comissão da Reforma Política do Senado aprovou esta tarde a proposição que mantém o voto obrigatório, o fim da reeleição e mandato de cinco anos para o Poder Executivo em todos os níveis da Federação.

A proposição aprovada permite que os atuais ocupantes dos respectivos cargos, ainda possam concorrer à reeleição, que será extinta depois disto.

Na prática, caso a proposição seja aprovada e se transforme em lei, um prefeito que se eleger, ou se reeleger em 2012, terá um mandato de cinco anos. Os que se reelegerem já não mais poderiam tentar outra eleição seguida e os que foram eleitos pela primeira vez, também estarão impedidos de se candidatar ao mesmo cargo em seguida.

Os governadores que se elegeram em 2010 ainda poderão tentar a reeleição em 2014 e, em se reelegendo, terão um mandato de 5 anos, o mesmo valendo para os que se elegerem pela primeira vez, sem mais direito à reeleição.

Fique claro que o que a Comissão do Senado está aprovando são proposições que ainda podem sofrer modificações antes de serem votadas em plenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário